FAOP participa do Fórum Técnico do Plano Estadual de Cultura | PEC

Nesta sexta-feira, 10 de junho, a presidente da Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP, Júlia Mitraud, participa do Fórum Técnico do Plano Estadual de Cultura, que é sediado desde o dia 8 deste mês na Assembleia Legislativa de Minas Gerais | ALMG, em Belo Horizonte. O Fórum debate os encaminhamentos, as metas e as estratégias para a política cultural do Estado nos próximos 10 anos.

Ao todo, aconteceram 12 reuniões em diferentes cidades mineiras desde fevereiro de 2016. O Fórum permite a maior participação popular nas discussões sobre o Projeto de Lei (PL) 2.805/15. Criado pelo Executivo e recebido em Plenário em agosto do último ano, o PL é composto por um conjunto de objetivos que propõem a implementação de políticas culturais em Minas Gerais à longo prazo.

A principal finalidade do PEC é diminuir as desigualdades geradas pelos métodos de incentivo fiscal, pelos quais a distribuição de recursos é centralizada na capital do Estado e em setores culturais de maior organização, que acabam tendo mais acesso ao patrocínio. Com essa intenção, o Plano foi desdobrado em 21 estratégias e 167 ações, constituídas a partir de quatro pilares: cultura e desenvolvimento com participação, política para as artes, patrimônio cultural e sistemas de financiamento.

Saibas outras informações no site da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais.

Fórum Técnico do Plano Estadual de Cultura em Ouro Preto

A cidade de Ouro Preto | MG foi escolhida para sediar a primeira reunião do Fórum Técnico do PEC em fevereiro deste ano. Os participantes foram apresentados aos processos de construção do Plano Estadual de Cultura em palestras que integraram a programação. Com apoio da Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP, o encontro teve foco em discussões sobre território central e metropolitano de Minas Gerais e aconteceu no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto | UFOP.

10/06/2016